Renato Russo - Os bons morrem jovens ...

Hoje o artista (ou poeta) da vez se chama Renato Manfredini Júnior, conhecido como Renato Russo. A primeira banda de Renato se chamava Aborto Elétrico, era integrada por Felipe Lemos (Fê), Flávio Lemos e o sul-africano André Pretorius. O grupo durou quatro anos e terminou devido as brigas constantes entre Fê e Renato. Apesar do pouco tempo de vida, Aborto Elétrico foi o ápice do Legião Urbana e do Capital Inicial (com Fê, Flávio, Loro Jones e Dinho Ouro Preto).
Quando o Aborto Elétrico acabou, Renato começou a compor e se apresentar sozinho, até que se juntou a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, formando a inesquecível Legião Urbana. Com a Legião Urbana, Renato Russo ficou conhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro cantando canções como Índios, Pais e Filhos, Que país é esse, Angra dos Reis, Faroeste Caboclo e várias outras que embalaram uma enorme legião de fãs. 
Renato morreu no dia 11 de outubro de 1996, pesando 45 quilos, devido a complicações com a Aids ( era soropositivo desde 1989). Uma semana depois, foi anunciado por Dado, Bonfá e o empresário Rafael Borges, o fim do Legião Urbana. 


+ Sou mesmo muito apaixonada por música dos anos 80 e 90. Talvez pela dificuldade que era fazer música nessa época, ou mesmo pela novidade que era tudo no mundo da música. Alguém já viu o Acústico MTV do Legião Urbana? As pausas que ele faz no meio do show, falando sobre as músicas e contando pro público que havia desafinado é realmente encantador. A simplicidade e humildade me encantam muito.
Renato Russo cantou os seus próprios anseios, suas vontades e suas filosofias. E com isso, os jovens da época que, de certa forma eram proibidos de agir como realmente desejavam, se identificaram com as canções, que hoje ainda conquistam milhares de fãs.


~~

"Quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu" 

" É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã. 
Porque se você parar pra pensar, na verdade não há."

            " Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem
ou que os seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vais ser alguém..."

2 comentários:

Du disse...

Valeu querida, AMEI!!

Milton Kennedy disse...

Cheguei aqui pesquisando pelo 'Betinho'.
Muito oportuno seu blog, que valoriza nossos brasileiros.
Parabéns pelo trabalho!

Grande abraço, saúde e muita paz!

=)